Procurando Barman para seu Evento? Conheça a Mixologia de Alto Padrão

COMPARTILHAR
Procurando Barman para seu Evento? Conheça a Mixologia de Alto Padrão
Procurando Barman para seu Evento? Conheça a Mixologia de Alto Padrão

Você tem o costume de ir a barzinhos, boates e festas? Então, provavelmente, já encontrou diversas pessoas realizando o serviço de barman e bartender para dar conta dos pedidos de drinks e bebidas variadas nos eventos sociais.

Afinal, um bartender de alto nível consegue fazer receitas incríveis e transformar um simples coquetel em um verdadeiro show, não é? A bebida chega a ganhar um sabor ainda mais especial devido ao espetáculo na sua preparação.

O que talvez você e seus amigos de happy hour ou balada não saibam é que existe uma diferença entre essas duas profissões (barman e bartender). Isso acontece porque há algumas sutis distinções nas dinâmicas da coquetelaria ao redor do mundo.

Quem deseja contar com serviço de barman ou bartender em alguma festa ou evento, o ideal é saber a distinção para ter o profissional ideal. Vamos acabar com esse mistério agora?

Qual a distinção entre serviço de barman e bartender para sua festa?

Barman

De maneira geral, o barman acompanha a tendência da escola de coquetelaria da Europa, sendo que possui formação clássica e contemporânea. A partir daí, ele utiliza os conceitos básicos da Associação Internacional de Bartenders e domina com excelência a elaboração de coquetéis.

Geralmente, o serviço de barman é requisitado nos hotéis, nos restaurantes, nos bares de prestígio, cruzeiros marítimos e pode ser facilmente identificado em função do estilo de roupa, sempre com terno e gravata. Além disso, o barman fornece um atendimento ao consumidor de alto nível.

Isso acontece porque o profissional necessita descobrir a melhor opção para agradar ao paladar de seu cliente com as alternativas disponíveis no seu bar. E para se transformar em um barman de respeito, é necessário realizar cursos e se manter atualizado nas tendências mundiais.

Ou seja, o interessado necessita não só prestar atenção na elaboração minuciosa de cada cocktail, entender suas histórias, características, mas também estar por dentro dos acontecimentos mundiais. Tudo para possuir uma comunicação apropriada com os seus espectadores, estando por dentro de tudo que está acontecendo a sua volta.

Bartender

Normalmente, o perfil de bartender para trabalhar nos dias de hoje acompanha o estilo americano, sendo uma pessoa jovem e que se sente a vontade para atuar em festas, eventos sociais, barzinhos e boates. Esse indivíduo, até pela faixa etária e interesse pelo agito noturno, possui personalidade descontraída.

Assim, o bartender consegue interagir com a sua clientela de forma ágil, divertida e pronta para distribuir drinks mais simples ou algumas doses. Mas, também é possível observar profissionais com estilo performático. Sabe quando rolam aquelas acrobacias durante a preparação da sua bebida?

O chamado bartender performático desperta a atenção de todos pelo apuro técnico para entreter e dar um verdadeiro show aos seus clientes. Isto é, esse profissional cria os coquetéis sempre realizando malabares com garrafas e itens ao seu redor.

Portanto, o trabalho para preparação de drinks, coquetéis e bebidas diferenciadas exige muito treino, aperfeiçoamento e algumas habilidades específicas para fazer sucesso nesta área.

Mixologia de alto padrão: a evolução da coquetelaria

Em tradução livre, o termo mixologia quer dizer a “arte de misturar bebidas e criar coquetéis”, levando em consideração a combinação equilibrada de todos os ingredientes. Ou seja, o respeito entre a variação alcoólica e o sabor de cada um dos componentes utilizados.  

A ideia de experimentar uma bebida, degustar novas sensações e não beber um drink somente por beber é a grande herança dos profissionais, os famosos mixólogos, que exploram novos métodos e acham misturas inovadoras desde 1860, quando iniciam os registros com relação a esta arte.

De lá para cá, a mixologia é vista como uma evolução por apurar história, técnica e cientificamente os conceitos relacionados à coquetelaria. Afinal, a mixologia de alto padrão apura bem a fundo porque cada receita foi desenvolvida, os ingredientes escolhidos e a melhor técnica a ser aplicada.

A partir daí, é possível chegar à conclusão sobre relevância desta arte para a criação de um drinque simplesmente perfeito. Tudo isso acontece de forma complexa, avaliando todos os elementos que fazem parte da criação de um drink.

Detalhes fazem toda a diferença na mixologia de alto padrão

Na mixologia, a elaboração de um coquetel é feita com muito equilíbrio, a fim de projetar uma textura a que consiga distinguir entre os diversos sabores, e que seja uma experiência extraordinária do primeiro ao último gole.

De modo geral, os gostos que vão fazer parte do coquetel equilibrado ou não são a amargura, a doçura, booze e a acidez. O mixólogo deve ter noção exata para criar um balanço entre os componentes. Caso não haja equipe qualificada na festa, os presentes podem passar por experiências bem desagradáveis.  

Isso porque cada item usado nas misturas tem particularidades, afetando todos os sentidos: o olfato, a audição, o paladar, o tato, a visão e até a satisfação individual. Assim, a interação incrível entre todos os sentidos se resulta em um coquetel impecável.

Seleto Drinks: a escolha ideal para o seu evento!

Agora que você já pôde compreender a importância da mixologia de alto padrão para o sucesso de qualquer evento social (aniversário, almoço, jantar, festa, encontro, etc), é possível ter tudo isso a sua disposição! Ao contar com o serviço do Seleto Drinks, você desfrutará uma experiência inesquecível aos seus amigos e familiares.

Afinal, você poderá selecionar alternativas muito mais sofisticadas do que vinhos, espumantes e coquetéis clássicos. A nossa empresa tem mixólogos premiados internacionalmente na arte de preparar bebidas americanas e polinésias para todas as ocasiões: aniversários, casamentos, confraternizações, jantares e qualquer evento que você pretenda realizar.  

COMPARTILHAR