Os maiores segredos dos mixologistas para drinks incríveis

COMPARTILHAR
Os maiores segredos da mixologia para drinks excelentes
Os maiores segredos da mixologia para drinks excelentes

Tomar um drink com os seus amigos ou familiares faz bem, não é? Após um expediente tenso, só a ideia de fazer um brinde com pessoas agradáveis já deixa até a gente de bom humor. Mas, você já pensou sobre novas formas de degustar as bebidas, como, por exemplo, mixologia para drinks sensacionais?

Isso ocorre porque o álcool conta com fatores sensoriais, sociais e vai muito além de apenas abrir uma latinha de cerveja. Com a proliferação de mixologistas de alto nível no Brasil, é cada vez mais comum se deparar com essas novidades.

Mas, afinal, o que é mixologia?

Basicamente, a mixologia para drinks diferenciados se refere a uma ciência para repassar conhecimento a respeito da coquetelaria. Para atingir o status de combinação perfeita não adianta saber qual fruta utilizar, é indispensável conhecer os resultados das combinações pretendidas.

Um cocktail desenvolvido por mixologistas inicia com o gráfico, no qual são apontadas as suas particularidades. A partir daí, fica muito mais fácil avaliar quais as propriedades devem ser usadas na mistura para produzir um drink fantástico.

Quem são os mixologistas?

Na América Latina, as cidades de São Paulo e Buenos Aires chamam a atenção pela expansão da mixologia para drinks nos últimos anos. A capital gaúcha, Porto Alegre, está ganhando bares focados em cocktails, promovendo a degustação dessas bebidas por diferentes tipos de públicos.

O fato é que mixologia, em tradução livre, descreve a exatamente a função dos mixologistas: “a arte de misturar bebidas”. Tudo isso visando a criação de drinks, sem desrespeitar o equilíbrio dos itens selecionados, bem como a quantia de álcool encontrada em cada copo e/ou taça preparada.

A ideia de consumir um drink, descobrir novos sabores e não se limitar a beber por beber é o objetivo primordial dos mixologistas. Por isso, eles buscam novos métodos e 0 balanceamento ideal dos itens para incrementar ainda mais as opções do público.

Mixologistas ou barmans?

Agora que você já compreendeu o conceito de mixologia para drinks, é provável que ainda tenha algumas dúvidas sobre as funções de mixologistas e barmans. Afinal, existe diferença entre esses dois profissionais?

Vale salientar os mixologistas fazem execuções perfeitas nos cocktails, já os barmans estão aptos a preparar cocktails menos sofisticados, sem muito conhecimento e sem padrão.

De maneira geral, o mixologista desempenha a mixologia, isto é, ele estuda as misturas e realiza execuções perfeitas nos cocktails. Já os barmans atuam de modo mais prático e trabalham com drinks menos sofisticados.

Dá para  classificar o mixologista como um indivíduo que auxilia no desenvolvimento do nicho de bartending, elaborando fórmulas inovadoras que o mundo jamais viu se divertindo e melhorando a preparação de cocktails prestigiados.

Os mixologistas são reconhecidos por contar com um nome para si na história da coquetelaria e desempenham, inúmeras vezes, até o posto de consultores em acontecimentos sociais ou para estabelecimentos comerciais.

Já o termo barman se caracteriza pela proximidade com a população em um momento de descontração e a rapidez para atender a demanda em um balcão de bar. Esse é um profissional que domina a preparação de diversos drinks, a fim de encantar a todos e até se arriscar com criações de sua autoria.

Segredos de drinks que só os mixologistas sabem

Embora os cocktails tradicionais voltem a moda de tempos em tempos, a tendência é apostar em combinações inusitadas e surpreendentes, muito bem pensadas por mixologistas que compreendem perfeitamente esse segmento.

Além dos clássicos reformulados com outros tipos de bebidas e maneiras de preparação, os cardápios também começaram a apresentar bebidas autorais. A coquetelaria se transformou nos últimos tempos e atingiu o patamar da mixologia para drinks que fogem do habitual.

Além disso, a mixologia também tem a ver com modelos comportamentos e mercadológicos, como também acontece com a culinária. Isso porque se passa a observar, a origem e a época de alguns ingredientes e, assim, a coquetelaria vai gradativamente assimilando esses conceitos.

Neste caso, os mixologistas compreendem que a adequação de receitas com uso de elementos regionais também é uma maneira poderosa de reinventar o que já fazia sucesso entre os clientes. Tudo isso mantendo a essência, só que apresentando novas possibilidades.

Porque contratar um mixologista para seu evento?

De acordo com os especialistas neste ramo, a adoção de novos itens nas fórmulas das bebidas – como os licores, os destilados e os bitters artesanais – é um método eficiente para revolucionar os clássicos.

Aos poucos, infusão e defumação também são somadas aos drinks para apresentar novos aromas, sabores e até texturas. Por isso, esse profissional pode acrescentar muito ao seu próximo evento!

Todo o dia é dia de conhecer a mixologia para drinks incríveis!
Conheça mixologistas para drinks incríveis no seu próximo evento!

Geralmente, os mixologistas se dão ao trabalho de tomar referência de diversos drinks locais para se diferenciar dos demais. Afinal, o objetivo da mixologia para drinks é fomentar momentos de descontração e descobertas aos seus clientes.

É importante frisar que as pessoas não querem se limitar mais ao trivial. O mundo tem enfrentado um período de mudanças consideráveis e mixologistas do Brasil e do mundo seguem trabalhando, pesquisando e combinando novos conceitos nesta verdadeira arte.

Portanto, você não vai apenas requerer o auxílio de um profissional para a sua confraternização, reunião familiar ou festa ainda mais espetacular. Você vai oferecer aos seus convidados a chance de mergulhar em algo totalmente surpreendente e até mesmo pela primeira vez.

Todo o dia é dia de conhecer a mixologia para drinks incríveis!

Muita gente gosta de sentar-se em uma mesa de bar, pedir uma garrafa de cerveja gelada e colocar a conversa em dia com os amigos. Isso é bacana, mas, será que é o suficiente para a sua verdadeira descontração?

O trivial tende a satisfazer até um ponto. E quando você encontra meios para tornar ainda mais incrível esse tempo ao lado das pessoas importantes, tudo fica muito melhor. Essa sensação de aproveitar ao máximo está totalmente vinculada ao conceito de mixologia para drinks incríveis.

Se existem mixologistas procurando por novos sabores, por que não fazer o mesmo e expandir seus horizontes? Dá para fazer isso quando, onde e da forma que você bem entender. Afinal, todo dia é dia para brindar e sentir bem! Seja Seleto e busque sempre o melhor para você e seus convidados!

 

COMPARTILHAR