Como harmonizar a culinária japonesa com os cocktails?

COMPARTILHAR
pratos japoneses

De modo geral, a culinária japonesa tem muito a ver com a harmonização de seus ingredientes. Isso porque essa cozinha milenar tem uma verdadeira obsessão por valorizar cada idem da sua receita e combinar com o melhor momento do ano para usá-los. Mas, o que fazer para combinar os pratos japoneses com a sua bebida favorita?

Sendo assim, os pratos crus, fortes ou condimentados demandam a seleção adequada dos drinks para que esse encaixe seja ideal e não se sobreponha a nenhum dos gostos dos pratos. Quer saber como fazer isso?

Harmonizando pratos japoneses com vinhos

A primeira e mais relevante norma da arte para harmonizar vinhos e a gastronomia japonesa é que a bebida jamais apareça mais que a refeição. A verdade é que precisa acontecer exatamente ao contrário. O vinho necessita exaltar as notas gustativas do prato oriental selecionado.

Sendo assim, quanto mais leves forem os elementos, mais suave deve ser o vinho. Apesar dos vinhos brancos, espumantes e rosés serem ótimas escolhas para acompanhar receitas com peixes e frutos do mar, a cozinha japonesa não se limita as receitas cruas.

Vale salientar que os lamens, mesmo que tenham origem na cultura chinesa, se fortaleceram com as receitas e o jeito de preparação oriundo do Japão. E foi desta forma que eles ganharam espaço nos estabelecimentos brasileiros, bem como os famosos yakisobas!

Além deles, os hot rolls, as tempuras e os gyozas g14eram um desafio para harmonização  em função de já serem fritos. A melhor opção é a companhia de vinhos minerais. Esse detalhe é fundamental para que as pessoas possam limpar a boca a cada mordida, a fim de apreciar a refeição.

Você ficou com alguma dúvida com relação a combinação de vinhos com pratos japoneses? Não se preocupe! Os profissionais do Seleto Drinks estão a disposição para indicar que a sua taça e de seus convidados sejam cheias com a bebida ideal para o momento de comemoração!

COMPARTILHAR