Caipirinha: bebida tipicamente brasileira completa 100 anos

COMPARTILHAR
caipirinha

Provavelmente, você já deve ter se deliciado com uma caipirinha em uma festa, encontro com os amigos, almoço ou jantar. Mas, você sabia que essa bebida tipicamente brasileira está completando 100 anos de história? Isso mesmo!

De acordo com historiadores, a caipirinha teria tido origem no interior do estado de São Paulo, na cidade de Piracicaba, em 1918. Uma versão indica que a caipirinha foi desenvolvida a partir de uma receita famosa com limão, alho e mel, sendo indicada para pessoas sofrendo com a gripe espanhola.

Como era muito normal adicionar algumas gotas de álcool em quase todo medicamento caseiro, visando acelerar a ação terapêutica, a cachaça foi incluída na combinação. Em algum momento, alguém retirou o alho e mel. Posteriormente, o açúcar e o gelo foram colocados e o cocktail estava criado.

Caipirinha: da elite para a cultura popular brasileira

No entanto, essa não é a única versão defendida. Há historiadores que acreditam que a caipirinha foi feita por fazendeiros milionários, também no interior de São Paulo, para animar as festas e eventos sociais da classe dominante.

No início, o cocktail era considerado um substituto local de alta qualidade ao uísque e vinho impostados, tornando-se uma bebida servida nos coquetéis da elite. A partir de uma origem abastada, a caipirinha rapidamente caiu no gosto popular em função dos valores acessíveis de seus ingredientes. Na década de 1930, já era possível achar o drink em outros estados.

Patrimônio brasileiro

Com a enorme popularidade, diversas variações desta receita são reconhecidas nos dias de hoje. Às vezes, o açúcar mascavo substitui o açúcar refinado. Adoçantes artificiais e outras frutas também podem ser usadas, desde que o limão não seja abolido da receita.

Para proteger e valorizar a autenticidade do drink nacional, visto como um verdadeiro patrimônio brasileiro, a lei número 4851 foi oficializada em 2003 pelo Governo Federal para assegurar a propriedade intelectual dentro e fora do país.

E você ainda não sabe fazer a tradicional caipirinha? Não tem problema! Nós, do Seleto Drinks, preparamos um vídeo tutorial com 3 minutos para lhe mostrar como fazer a famosa caipirinha com um toque gourmet. É muito fácil! Vamos lá?

COMPARTILHAR