Barman para festa: como escolher o seu

COMPARTILHAR
Barman para festa: como escolher o seu
Barman para festa: como escolher o seu

Estar com os amigos em um local agradável colocando a conversa em dia ou comemorando alguma conquista faz bem. E até mesmo quando não existe um motivo específico para celebrar vale a pena fazer um esforço, quebrar a rotina e se encontrar com pessoas importantes. Por isso, é importante também levar em conta os fatores para a contratação de um barman para festa.

Não dá para deixar esse tipo de serviço nas mãos de qualquer pessoa, né? Afinal, esse profissional ou equipe de profissionais pode se tornar um dos principais atrativos em eventos corporativos ou particulares em função das técnicas diferenciadas para preparação de drinks.

No entanto, é preciso ter muita cautela na hora de fechar a escolha destes colaboradores, já que um barman para festa que não se enquadre com a finalidade de sua comemoração pode muito mais apagar do que turbinar a sua confraternização. Sendo assim, nós listamos tudo o que você deve avaliar para fazer a escolha ideal!

Como selecionar o barman para festa corretamente?

Antes de mostrar tudo o que você deve analisar ao chamar um profissional deste tipo para o seu próximo evento, é tratar do conceito original da palavra. O barman, barmaid quando se referir a uma mulher na realização destes serviços, é um termo britânico que descreve muito bem a sua função: o “homem do bar” em português.

Geralmente, essa pessoa atua em estabelecimentos comerciais, tais como: clubes, casas noturnas, boates, salões de festas, bares, restaurantes, pubs, entre outros. Ou ainda pode ser convidado para trabalhar em festas, eventos e comemorações particulares a fim de servir coquetéis (com a inclusão de bebidas alcoólicas ou não).

Portanto, o barman para festa ou barzinhos acaba por ser uma atração a mais para os convidados e/ou clientes respectivamente. Além disso, essa função existe há muito tempo e possui o respaldo internacional através da International Bartenders Association (IBA). A entidade estipula normas de conduta à categoria no mundo todo.

Sendo assim, o que podemos exigir de um barman para festa?

1 – Perfil do barman

De modo geral, o barman para festa deve utilizar a coquetelaria com desenvoltura e simpatia, visando espalhar energia positiva durante a sua interação com o público a sua volta. O objetivo primordial é fornecer os melhores drinks enquanto entretém a todos.

Esse profissional precisa ter postura elegante, ser cordial com as pessoas ao seu redor e eficiente no momento do atendimento. Afinal, você deseja que os seus amigos ou parceiros comerciais possam ter uma experiência divertida e com bebidas exóticas, né?

Por causa disto, o primeiro elemento que deve ser visto é o perfil do barman. Isso acontece em qualquer “entrevista de emprego”. E não seria diferente no momento de selecionar a pessoa que vai entreter e preparar os coquetéis para todos os seus convidados.

A partir do instante em que você conseguiu montar um planejamento para a sua festa ou encontro, é possível verificar qual o estilo de profissional vai se encaixar adequadamente. E, obviamente, nunca se esqueça de checar todas as referências e solicitar as recomendações antes de fechar o negócio!

2 – Especialidade de drinks

Como acontece na hora de escolher o cardápio para o seu evento, você também precisa definir algumas opções para a sua comemoração. Por exemplo, você pode optar por alternativas mais suaves de coquetéis e até opções diferenciais para aqueles que dispensam as bebidas alcoólicas.

E se a sua vontade for realizar um evento temático? Tudo isso deve ser levado em consideração ao contratar o barman para festa. Com antecedência, você vai conseguir entrevistar, tirar as dúvidas e até mesmo explicar com detalhes o que espera deste profissional durante todo o acontecimento.

Deste modo, há grande possibilidade de assegurar que o profissional compreendeu o seu conceito e se está devidamente qualificado a ficar responsável pela produção de todos ou parte dos drinks que devem ser servidos. O planejamento pode evitar diversos contratempos na véspera e ao longo da comemoração.

3 – Qualificação do profissional

A elaboração de um coquetel não é apenas a mistura de bebidas na medida certa. Tudo é realizado de forma equilibrada, visando atingir uma textura que oportunize ao consumidor diferenciar entre os vários gostos, e que se torne um momento satisfatório do primeiro ao último gole.

Barman para festa

Caso não se tenha profissionais devidamente capacitadas no evento, as pessoas correm o risco de terem experiências não tão agradáveis e comprometer o entusiasmo geral. Afinal, cada elemento utilizado na receita possui sua singularidade, atingindo todos os sentidos: o tato, o olfato, o paladar, a visão e a individualidade.

Portanto, essa dinâmica entre os sentidos é resultado de um drink memorável e, consequentemente, um barman que captou toda a essência da sua comemoração. Fica evidente que não basta somente seguir uma receita, é preciso dar o toque extra para que o seu convidado seja surpreendido. E isso apenas um barman para evento de alto nível, dedicação e versátil tem a capacidade de garantir.

4 – Experiência

Como citado anteriormente, tanto as referências quanto as antigas experiências são fundamentais para que tudo saia dentro do esperado ou até melhor! Quando se prima pela contratação de um barman para festa se busca um profissional competente, criativo, rápido e com amplo conhecimento na preparação dos ingredientes.

Por exemplo, o que servir para os amigos que não consomem bebida alcoólica? Deixar apenas refrigerantes e sucos a disposição? É muito pouco, especialmente, nos dias de hoje. O ideal é oferecer várias opções e fazer com que eles se surpreendam com a quantidade de drinks que não precisam do álcool para serem incrivelmente gostosos.  

O mesmo pensamento serve para aqueles que estão habituados a tomar uma cervejinha, mas achariam fantástico provar algo novo. Em função disto, o barman para festa com experiência é indispensável para que todos se sintam à vontade com o cardápio de bebidas previamente escolhido.

Fica evidente que selecionar esse tipo de profissional não é simples. Mas, a nossa ajuda não para por aqui! Clique aqui e descubra a mixologia de alto padrão e como serviço do Seleto Drinks pode tornar a organização de sua próxima festa muito mais simples!

COMPARTILHAR