3 incríveis drinks com vodka para requintar a sua festa

COMPARTILHAR
drinks com vodka
drinks com vodka

Depois do sucesso da Copa do Mundo 2018, o mundo inteiro ficou sabendo que a vodka é a bebida nacional da Rússia. Mas, será que você conhece a história, a produção e até quais são os melhores drinks com vodka? Vem com a gente!

História da vodka

A história desta bebida se inicia ainda no século 14, quando os mercadores italianos estavam começando a cruzar as fronteiras russas. Portanto, era preciso estabelecer uma relação próxima e amistosa com a Rússia e os demais países do Leste Europeu.

Neste período histórico, a dinastia Ivanovich (ou Donskoy) estava a frente do império russo. Sendo assim, o czar sempre contava com as honrarias e os presentes dos italianos, inclusive diversos litros de uma bebida com teor alcoólico de 24% e feita a partir de uvas.

Conhecida então como Grappa, ela se transformou em uma bebida nobre e consumida somente entre as  pessoas mais próximas do czar russo. Apenas em 1533, a população começou a ter acesso a essa bebida através da abertura da primeira Taverna Real.

Neste estabelecimento, as pessoas humildes poderiam experimentar a bebida sagrada. Apenas naquele período foi encerrada a definição do nome atual, sendo derivado do termo russo voda, que significa água. Portanto, os russos criaram a palavra “vodka”, que quer dizer pequena água.

Quase 300 anos depois, a vodka foi apresentada ao Oeste Europeu pela interferência de Napoleão Bonaparte. Isso porque ele obteve sucesso na conquista de boa parte da Europa e, posteriormente, do território russo.

Napoleão foi o primeiro e único general estrangeiro que conseguiu conquistar a capital Moscou. No entanto, o rigor do inverno local fez com que o seu exército fosse duramente castigado e forçado a recuar.

Apesar disto, Bonaparte levou inúmeros segredos valiosos dos russos para as outras partes da Europa, inclusive o processo de fabricação da vodka.  

Fabricação da vodka

Vale salientar que a vodka é uma bebida destilada conseguida graças a fermentação de itens, como o arroz, a cevada, o milho, o trigo, o centeio, as ervas, os figos ou batatas.

Cada um destes ingredientes concede a esse líquido gosto e qualidade diferenciados, alterando a fórmula conforme a localidade onde é feita. Bacana, não é?

De modo geral, a vodka conta com uma taxa de álcool de 40%, só que esse número pode variar entre os 35% até os 60% recebendo também água local, o que aumenta as suas particularidades.

Curiosamente, o procedimento da vodka é semelhante ao do uísque. A única distinção se refere a temperatura adotada na fermentação. Isso porque o uísque é destilado a baixa temperatura, o que concede o sabor aos cereais.

Em contrapartida, a vodka é submetida a temperaturas elevadas e, posteriormente, passa por filtragens químicas para minimizar os cheiros de cereais, tendo como diferencial a água agregada a sua preparação.

Tipos de Vodka

Você sabia que existem diversos tipos dessa bebida adorada pelos russos? Mas, as classificações básicas são as seguintes:

Ocidental

Preza pela pureza e claridade, contando com aroma neutro e um gosto de álcool bem limpo mesclado a suavidade. As formas de produção conduzem a uma bebida com quantidade pequena de resíduos aromáticos e de sabor.

Polonesa

Essa variedade também chama a atenção pela pureza, só que se trata de uma vodka com sabor e aroma bem fortes. Conta com um aroma adocicado bem singelo e é suave em contato ao paladar que se esvai lentamente. Tradicionalmente, são mais oleosas.

Russa

E, obviamente, haveria uma versão tipicamente russa. Incrivelmente, essa bebida é muito mais suave possuindo um gosto marcante e agradável, que se destaca por proporcionar a sensação de queima após ser consumida.

3 incríveis drinks com vodka para embalar a sua festa

A criatividade é ilimitada quando você tem os ingredientes certos para misturar e criar excelentes drinks com vodka, sobretudo, se fugir das opções tradicionais. Afinal, todo dia é dia de brindar pelas coisas boas e variar sempre é bacana!

Aqueles que são apaixonados por essa bebida versátil vão adotar as novas receitas, que são capazes de ganhar até quem não é tão chegado a uma dose nem que seja para esquentar! Vamos nessa?

1 – Caipirinha de Cerveja

Também conhecida como cerveja suja, essa combinação leva o melhor de dois mundos: destilado e fermentado ou vodka e cerveja. Esse é um dos drinks com vodka mais inovadores, mas fica incrivelmente delicioso e refrescante!

Tudo o que você precisa fazer é misturar duas doses de vodka com suco de dois limões e levar a um copo com gelo. A partir daí, é preciso adicionar uma cerveja pilsen extremamente gelada, na medida desejada

2 – Caipirinha de Yakult

Nos últimos tempos, a caipirinha de Yakult está ficando cada vez mais famosa nos barzinhos e nas boates. Bastante suave e quase ocultando completamente o sabor da vodka, essa mescla de limão e Yakult é surpreendentemente deliciosa!

Essa receita agridoce é bem simples, basta fazer uma caipirinha tradicional com 1 limão, 2 doses de vodka, 2 colheres de açúcar, gelo) e então colocar mais 2 Yakults à bebida!

3 – Jelly Shots

drinks com vodka
Um dos ótimos drinks com vodka

Na lista dos drinks com vodka, a gelatina deste destilado precisa ter lugar sem sombra de dúvida! Esse é um modo bem geladinho, cremoso e engraçado de encarar os shots com vodka, sendo que a sua preparação não poderia ser mais simples!

Basicamente, você deve adquirir os copinhos e esperar a gelatina ficar durinha. Bom, é só seguir a preparação habitual de uma gelatina até que seja dissolvida. Neste ponto, você deve inserir 200 ml de água gelada e outros 300 ml de vodka.

Posteriormente, coloque nos copinhos de plástico e aguarde um pouco para esfriar, visando não correr o risco de derreter tudo. Em seguida, você só vai deixar na geladeira. Após endurecer, o seu jelly shot está pronto para ser degustado!

Bons drinks com vodka para o seu evento!

Agora que você conheceu alguns dos mais divertidos drinks com vodka, você pode aproveitar para escolher um cardápio amplo e saboroso de bebidas para a sua próxima comemoração social ou corporativa. E por que não para aquele happy hour com os amigos?

Marcar os momentos ao lado da galera e da família com um brinde especial sempre cai bem, né? Então, chega de depender das mesmas e ultrapassadas opções, né? Está na hora de mostrar aos seus convidados que você não tem receio de inovar e acertar com as novas tendências de cocktails e bebidas. Afinal, este é o seu momento de ser Seleto!

 

COMPARTILHAR